Maquiagem profissional com praticidade / Professional makeup with practicality


Olá pessoal!🙂 Tudo bem?

Recentemente, uma amiga minha me perguntou pelo telefone qual era a melhor marca de corretivo para ela. Ela tinha dado uma olhada no meu post sobre preparação da pele, em que eu citei várias marcas.

Bem, desta vez, quero falar especificamente das cores dos corretivos, acredito que este post irá até responder melhor à pergunta.🙂

Como o próprio nome diz, o corretivo tem a funçao de consertar imperfeições no rosto. Sejam olheiras, espinhas, marquinhas, etc

Entretanto, cada “imperfeição” dessas tem uma cor diferente. Olheiras geralmente são arroxeadas, espinhas avermelhadas, etc.

Vocês já devem ter visto os corretivos coloridos, são muito comuns, o que eu não sei se é comum é se o pessoal ( vendedores e consumidores, rs) entende direitinho o porquê de cada cor.

Vou tentar deixar a explicação bem simples embora seja complexa, rs. Ela envolve princípios de teoria das cores, disco cromático, tuuuudo o que eu aprendi durante anos no meu querido curso de artes plásticas.🙂

Para começar é necessária uma explicação básica do que são cores complementares ( eu vivo falando delas nos meus tutoriais, rsrsrsrs). São simplesmente as cores que estão em oposição no disco cromático.

Segue o primeiro esqueminha ( e juro que este vai ser o mais chato de todos, depois fica tranquilo, rsrsrs)

Disco cromático

Disco cromático

As cores complementares são as que mais têm contraste entre si , uma ao lado da outra faz com que as duas “gritem” mutuamente, rsrsrsrs. Estão sempre em oposição no disco cromático. Eu adoro, por exemplo o contraste entre o violeta e o amarelo. Quem gostava muito também era um cara holandês, amigo meu, que atendia por Vincent Van Gogh, kkkkkkkkkkk.

Brincadeiras à parte, vamos continuar.

Eu disse que uma cor colocada “ao lado” da sua cor complementar faz com que uma acenda a outra.

Mas e se misturarmos as duas?  Elas simplesmente se neutralizam. Uma tira a potência da outra. É demais para elas, rsrsrsrs, então não há mais cor alguma. E é aí que entram nossos corretivos coloridos^^

Vamos simplificar:

A espinha, por exemplo, é avermelhada. O  corretivo verde ( complementar da vermelha)  neutraliza o vermelhinho da espinha

Manchas, no braço por exemplo, imagine se você deu aquele esbarrão feio numa estante que não gosta de você, rsrsrs ( experiência própria, kkk) e ficou com uma mancha roxa. O  corretivo amarelo ( complementar do violeta) também neutraliza a mancha.

As  olheiras ( como eu as odeiooo!!!, kkkk) geralmente variam de cor de pele para pele. Geralmente são arroxeadas ( corretivo amarelo nelas), mas nem todas são.  Algumas puxam para o azulado -o corretivo certo deverá puxar  levemente para o laranja ( laranja = complementar do azul).  As que puxam para o marrom geralmente somem com um corretivo neutro, um bege por exemplo.

Importante: Sempre, sempre, sempre, depois de usar um corretivo colorido, você deve cobrir a região ( aí sim) com outro corretivo na tonalidade da sua pele. Basicamente, terminar o processo de preparação da pele depois de utilizar um corretivo verde numa espinha, ou um amarelo nas olheiras.

Eu queria indicar duas marcas que eu gosto muito aqui. Vou deixar duas, uma mais chatinha no preço, rsrsrs, mas que vale muito a pena, e outra mais acessível, mas com um bom resultado também: Os corretivos da NYX ( adoooro até não poder mais), e os da Tracta ( também adoooro).

Corretivo verde da NYX ( sim eles têm as outras cores também)

Corretivo verde da NYX ( sim eles têm as outras cores também)

Corretivos coloridos Tracta

Corretivos coloridos Tracta

Para resumir, segue o esqueminha básico que eu fiz no paint, rsrsrsrs, há muito tempo, nos primórdios do curso de artes plásticas:

Esquema básico - não tem como errar ;)

Esquema básico - não tem como errar😉

Para fechar o assunto: eu disse no início do post que quando uma cor é colocada próxima ( e não misturada) à sua complementar, ambas se “acendem”.  Ou seja, este esquema não vale apenas para os procedimentos de correção. Olhos azuis por exemplo ficam lindos com sombras de base laranja ( laranja = complementar do azul). Cabelos loiros caem bem com makes que puxam para o violeta, lilás ou lavanda ( base amarela [loiro] = cor complementar – violeta e todas as suas variações).

É isso gente, espero não ter complicado demais, rsrsrsrs, e espero que ajude.🙂

Qualquer dúvida que ficar, é só perguntar.^^

Um beijoooooo❤❤❤

E até a próxima😉

Por Juliana Araújo

Comentários em: "Corretivos e cores complementares" (2)

  1. Carol disse:

    Juuuuu, obrigada pela dicaaaa!
    Não conhecia os coloridos! Muito legal, nunca imaginaria!

    Mas em relação a corretivos e bases, é bem difícil achar uma marca em que a tonalidade fique de acordo com a da sua pele ( no meu caso nem amarelado, nem muito branco..), ou não deixe seu rosto oleoso, com o tempo. É um problema que sempre tenho, por ter a pele mista e ser branquinha do tipo “vermelhinha” e querer esconder esse vermelho…!
    beijão, seu blog é maravilhoso!

    • De nada lindinhaaaa *-*
      E sim, é difícil mesmo, rsrsrsrsrs, sei bem como é ter a pele “mista e ser branquinha do tipo “vermelhinha”” rsrsrsrs
      A gente pode sair qq hora para achar uns corretivos legais^^
      Minha pele também puxa mais pro rosado, tbm tenho espinha, rsrsrss, mas achei meu(s) corretivo(s), ( sim tenho um monte, kkkkk) e geralmente tô maquiada, com a pele pronta, primmer, base, tudo tudo ( mas isso é pq eu sou aficcionada mesmo por make, kkkk)
      Depois a gente marca e vai em busca do SEEEUU corretivo, hihihihihi *-*
      Brigadaaaaa pelo coment Caroollll, vc é uma fofaaa🙂
      Beijo lindaaaa!!!!

Deixe uma resposta

